Não é atoa que hoje muitos taxistas estejam na preju, já que com a vinda dos aplicativos de motoristas particulares como o Uber começou a ter mais de 80% de domínio neste comércio. A novidade explodiu pelo simples fato dos aplicativos serem muito mais baratos do que as companhias de taxi.
Com a vinda do Uber por exemplo, fez com que o mercado de aplicativos de motorista particular crescesse, dando vida à varios outros aplicativos como 99pop, Waze, Blabla, Cabify e entre outros.
Acontece que agora estes aplicativos que circulam na grande São Paulo podem aumentar o preço das viagens, já que foi criado um projeto de lei (ainda não aprovado) que limita o número de motoristas que circulam na capital.
Se o projeto de lei 419/2018 for aprovado não será apenas limitado o número de motoristas, mas sim podem haver outras mudanças. Veja:
- Carros com placas de outra cidade ou região não poderão ser utilizados na capital para uso destes aplicativos.
- É obrigatório ser proprietário do veículo para utilizá-lo em serviço destes aplicativos.
- Haverá fiscalização do Comitê Municipal da Malha Viária (criado apenas para esse tipo de lei). Que terá “direito” determinar os valores das viajens nestes aplicativos.
- Uber ou 99pop terão que pagar uma taxa proporcional à distância percorrida pelos carros ao longo do mês. O valor, ainda a ser definido, variará de acordo com horários, locais, tipos de carro e outros detalhes.
Fonte(s): TecMundo