Os astronautas Shane Kimbrough, da NASA, e o Thomar Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), fizeram a instalação neste domingo (20) os seis conjuntos de painéis solares novos na ISS (Estação Espacial Internacional). A duração da caminhada espacial foi de 6h28.
A NASA informou que ao lado esquerdo do (bombordo) da estrutura de backbone da estação (p6) foi implantado os novos conjuntos de painéis solares ISS Roll-Out Solar Array (iROSA). Os astronautas realizaram uma caminha espacial na quarta-feira (16), mas eles tiveram atrasos técnicos e realizaram a instalação do equipamento.
Today, in a spacewalk lasting 6 hours and 28 minutes, @Astro_Kimbrough of NASA & @Thom_Astro of @ESA completed deployment of the first of a set of new roll-out solar arrays to augment the @Space_Station's power supply: https://t.co/XTaEtl4Rrq pic.twitter.com/JgnbFTQgFF
— NASA (@NASA) June 20, 2021
A próxima caminhada espacial
A agência norte-americana disse em um comunicado que ”imbrough e Pesquet desdobraram com sucesso o painel solar, fixaram-no no lugar e conectaram os cabos à fonte de alimentação da estação para completar a implantação”.
No canal de energia 4B (p6) está previsto para ser realizado a segunda atualização do painel solar, segundo a NASA. Na próxima sexta-feira está agendada para ser realizada a próxima caminhada espacial.
Spacewalkers @Thom_Astro and @Astro_Kimbrough work 260 miles above the Pacific Ocean during an orbital sunrise. #AskNASA | https://t.co/yuOTrYN8CV pic.twitter.com/fkVgkMA3Ym
— International Space Station (@Space_Station) June 20, 2021
A agência informou que seis dos oito canais de energia da ISS vão ser atualizados. E isso vai fazer com que tenha energia suficiente para ”as demonstrações de tecnologia de exploração da NASA para [o projeto] Artemis”.