Nesta terça-feira (18), foi realizado pela companhia aérea Air France o primeiro voo intercontinental com o combustível de óleo de cozinha. Está iniciativa começou a partir de uma parceria feita com a empresa Airbus.
O avião saiu de Paris, na França, e foi em direção a cidade de Montreal, no Canadá, o combustível foi usado nada aeronave Airbus A350 movida por um combustível com 16% de óleo para fritar. O biocombustível é produzido em uma refinaria do grupo total que está localizada em La Méde, e no voo de teste a emissão de dióxido de carbono reduziu 20 toneladas.
Usar biocombustível é realmente a melhor opção, mas isto não é bom para a economia. Segundo os cálculos que foi feito pela companhia Air France, o custo dessa mistura é de 4€ (R$ 25,80) por cada passageiro. E para não estar perdendo a competitividade, a empresa pertente estar incentivando o maior número de companhias possível, a usar o biocombustível.
A maior aliada ao plano será a legislação francesa, todos os voos que decolarem do país terá uma taxa de 1% com o uso do biocombustível. Conforme a lei vigente, em três anos isso pode subir para 2%m e 5% em cinco anos. E espera-se que está pratica comesse a ser adotada pelas empresas.