O Brasil estava previsto para receber 3 milhões de doses da vacina da Janssen nesta terça-feira (15). A entrega precisou ser adiada pela farmacêutica e o motivo do cancelamento provisório não foi comunicado. Até o momento não foi divulgada qual será a data para a nova entrega, mas o Ministério da saúde pretende acelerar este processo de envio para quarta-feira (16).
Foi divulgado pelo Ministério que ainda está aguardando a confirmação de data do laboratório, mas espera-se que pelo menos ao longo da semana chegue três remessas da vacina.
O braço Farmacêutico da Johnson & Johnson, responsável pela vacina de apenas uma dose, afirma que ela tem 85% de eficácia para os casos que são considerados graves. O seu uso foi aprovado em março deste ano de forma emergencial, e foi vencida para o Ministério da Saúde por US$ 10 cada dose.
No dia 27 de junho serão distribuídas para as capitais as doses, já que atualmente há melhor infraestrutura para o armazenamento. Após a sua chegada elas devem ser enviadas para os estados em até 48 horas. Mas é necessário seguir os protocolos usados pelos EUA, o prazo de validade poderá ser aumentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 12 para 18 semanas.