Segurança da InformaçãoÚltimas Notícias

O que é Deep Web e Dark Web? Como me proteger?

Com a fama de serem locais de venda de tudo que é ilícito, possuem algumas  diferenças. Para entender melhor esses dois termos tempos que entender primeiro: O que é a web?
A web basicamente é o que acessamos diariamente, como sites e serviços na internet e é conhecida como Surface Web. Mas essa parte é apenas a parte superficial da web. Muitos utilizam o iceberg (Figura 1) para ilustrar a web, sendo assim a Surface Web é apenas a parte que fica acima o nível do mar. Abaixo do nível do mar temos a Deep Web e Dark Web.
JosepMonter / iceberg / Pixabay / modificado / Deep Web

Figura 1 – Iceberg da Web (Tecnoblog, 2021)

Resumidamente a Deep Web possui as informações que não são indexados pelos motores de busca (Google e Bing). Aqui entram os banco de dados acadêmicos, registros financeiros, artigos científicos, etc. Embora não sejam indexáveis, podem ser acessados por meio de login e senha. Quando existe a necessidade de acessar essas informações sem rastreamento, pode utiliza-se de uma rede de proteção, como o navegador Thor.
Em uma parte da Deep Web que as coisas ficam sinistras, chamada de Dark Web. Neste pedaço da Deep Web, as informações também não são indexadas pelos motores de busca, porém a principal diferença da Dark web é que a maior parte dos domínios são para praticas criminosas. É na Dark Web que são comercializados informações roubadas e realizadas outras práticas consideradas ilegais.
ATENÇÃO!!! Caso esteja cogitando em acessar a Dark Web é importante ter ferramentas poderosas para te proteger, pois quando você entrar estará sendo constantemente atacado. 
Segundo o Serasa, em 2018 mais de 500mil contas de e-mail foram expostas e o Brasil está em 5° lugar em vazamento de informações. Quando os dados vazam são comercializados na Dark Web. Mas a pergunta que você deve estar se fazendo agora: Mas como os hackers conseguem as dados?
Eles levam em consideração que normalmente as pessoas utilizam senha similares ou iguais em vários cadastros, também instalam aplicativos e acessam sites sem se preocuparem com a segurança. E como nos dias atuais os celulares se tornaram companheiros inseparáveis, quase todo mundo utiliza para tudo e leva para todos os lugares, armazenados tudo sobre os usuários.
Para ajudar a evitar o vazamento de suas informações, preparamos algumas dicas:
  • Tenha senhas fortes;
  • Não repita senha em vários cadastros;
  • Troque a senha regularmente;
  • Tenha um e-mail exclusivo para se cadastrar em site desconhecidos e gere senha aleatórias para esses acessos.
Fique atento e aprenda a cuidar de seus dados!!!
Referências:
Ana Costacurta
Cientista da Computação e Especialista em Segurança da Informação

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *