Nesta quarta-feira (31), foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o uso emergencial da vacina da Janssen contra o vírus da covid-19. Foram comprados 38 milhões de doses da vacina pelo governo federal, mas os imunizantes tem a previsão de chegar no Brasil entre o 3º e 4º trimestre deste ano.
A Janssen farmacêutica, é uma empresa que contem o grupo Johnson & Johnson, a vacina produzida pela empresa, é a única no mundo que é só pode ser aplicada uma vez. Segundo teste feito com o imunizante, ele tem 66% de eficácia para pessoas que estão com quadros graves de covid-19.
A decisão da Anvisa, veio através de unanimidade. O presidente e os 4 diretos da agência Antônio Barra Torres, votaram ”Sim” para o uso emergencial da vacina da Janssen.
O presidente Torres afirmou que ”Temos que considerar que é mais uma vacina disponível Brasil, e isso coloca o país em uma posição de destaque, entre os pais com mais vacinas aprovadas do mundo.
No total, 4 vacinas contra o coronavírus, produzidas e aprovadas, às quatro são: Fiocruz/AstraZeneca, Butantan/Sinovac, estas duas vacinas foram aprovadas para o uso emergencial, e o imunizante Pfizer/BioNTech.