Principais NotíciasSegurança da Informação

Pesquisador consegue hackear mais de 35 empresas com um ataque inteligente

Entre as empresas que o pesquisador conseguiu hackear está Microsoft, Apple, Paypal, Shopify, Netflix, Yelp, Tesla e Uber utilizando um novo ataque à cadeia de suprimentos de software.

Este tipo de ataque não tem a necessidade de utilização de táticas de engenharia social ou digitação incorreta de um nome de pacote pela vitima. O ataque de cadeia de suprimentos é mais sofisticado, consiste em enviar um malware para um repositórios de código aberto, que são distribuídos automaticamente para os aplicativos internos da empresa.

O Pesquisador durante o verão de 2020 tentou hackear o Paypal e teve acesso a um pedaço interessante de código-fonte. Com isso teve a ideia de um plano para responder algumas perguntas que ficaram em aberto em sua cabeça.

O Pesquisador utilizou sua conta real para publicação dos pacotes e tinha um aviso de responsabilidade “Este pacote foi feito para fins de pesquisa de segurança e não contém nenhum código malicioso. Por seus esforços de pesquisa ética, o pesquisador ganhou bem mais de $130.000,00 de recompensa.

Fontes:

[1] 9to5mac

[2] Alex Birsan

[3] Bleeping Computer

Ana Costacurta
Cientista da Computação e Especialista em Segurança da Informação

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *