Foi revelado pelo site The Wall Street Journal nesta segunda-feira (12), que a empresa ByteDance, que é a dona do TikTok, fez com que o lançamento de sua oferta pública de ações (IPO) fosse adiado, para que a segurança tivesse um foco total. Em março foi quando foi tomada está decisão, após os reguladores chineses sugerirem dar maior atenção em solucionar ”preocupações com a segurança de dados” dos seus aplicativos.
Um porta-voz da ByteDance respondeu ao The Verge que ”não comentamos rumores ou especulações”. Em abril deste ano a empresa afirmou que ainda não ”estar pronta” e que para o lançamento de um IPO não havia planos.
Uma onda de restrições que foram impostas pelas autoridades chinesas em investigações de companhias podem ter sidos os responsáveis por influenciar a empresa à tornar está decisão. O combate de práticas anticompetitivas são o principal foco dessas medidas.
Com tudo isso já é possível perceber o resultado da pressão feita pelas autoridades chinesas. A empresa de viagens urbanas, Didi, após ser acusada de estar coletando dados pessoais dos usuários teve que remover o seu app das lojas de aplicativos.
No último dia 30 de junho foi lançado o IPO da Didi, e entre as empresas chinesas com papéis norte-americanos ele conseguiu se tornar o mais bem-sucedido, na sua estreia do Alibaba no mercado de ações. Após isso a empresa está lutando contra a desvalorização de 40% de seu preço.