Depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovar o uso emergencial, a enfermeira Mônica Calazans de 54 anos, foi a primeira pessoa do Brasil a ser vacinada contra o Covid-19 neste domingo (17), ela recebeu a vacina Coronavac, feita pela China.
Pronunciamento de Mônica
“Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona”
A vacina foi adquirida pelo governo de São Paulo, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, não quis adquirir a vacina para a população brasileira, e agora com a cidade mais populosa do Brasil, ele esta solicitando doses da vacina. São Paulo continua negando os pedidos.
Mônica também disse: “Quero dedicar a duas pessoas em especial. Uma delas é minha chefe, a Marli, enfermeira do Emílio Ribas. E a outra chefe é a Elizabete, enfermeira do outro hospital em que eu trabalho. Elas foram essenciais na minha vida nesse período. São pessoas admiráveis, pessoas ímpares”