Em comparação com o antigo registro geral, a nova Carteira de Identidade, trará para todos os cidadãos algumas vantagens significantes. Este novo modelo foi batizado de RG digital, e de acordo com o Governo Federal o documento apresentará um código QR para autenticação, e também terá apenas um único número que será válido para todo o país.
Para quem ainda possui o antigo modelo da identidade, poderá emitir de forma totalmente gratuita, o RG digital, através dos postos de emissão.
Qual a diferença entre eles?
O novo modelo acompanhará informações de outros documento pessoais, como Titulo de eleitor, Carteira nacional de Saúde, Números do NIS, Carteira de Trabalho, e principalmente o CPF. A identidade também pode ser autenticada através do código QR em tempo real.
Também é possível ver como uma diferença significante na nova identidade, é a possibilidade de emitir outro documento estando em outra cidade, utilizando uma numeração diferente, assim tornando possível solicitar até 27 documentos de identidade no Brasil.
O novo RG veio com o propósito de trazer mais segurança aos documentos pessoais, assim evitando ações maliciosas de golpistas. Um dos objetivos também do documento, é que ele seja usado também em viagens.
De acordo com o Governo Federal, o RG antigo continuará valendo por dez anos, para pessoas de até 60 anos. Após esse tempo de intervalo, a emissão do novo documento passará a ser obrigatório. Pessoas acima de 60 anos, poderão utilizar o antigo modelo por um tempo indeterminado. E também, os pontos de emissão do novo documento, tem até o dia 3 de março de 2023, para poderem se adequar às novas mudanças.
Como emitir o novo documento?
Para que o cidadão consiga emitir o novo documento, é necessário que vá em um órgão de identificação, para verificar se o novo modelo da identidade já está sendo emitido. Caso a emissão já tenha sido iniciada e permitida, é necessário que o mesmo mostre sua certidão de casamento ou até mesmo de Nascimento.
Assim o cidadão receberá um prazo para a entrega do novo documento. Após a entrega do documento em papel, o formato digital da identidade ficará disponível no site gov.br.