Foi anunciado nesta segunda-feira (12), pela agência de Pesquisa e Projetos Avançados de Defesa Dos Estados Unidos e a DARPA, que foi decido que as duas empresas estarão construindo um foguete nuclear, para ser usado em missões espaciais
Todos os equipamentos para uso militar, será fornecida pela empresa Lockheed Martin, e a Blue Origin fundada por Jeff Bezos, rival da SpaceX. E a responsável por cuidas das etapas de destes será a General Atomics
A principal ideia do projeto, é estar fazendo uma nave espacial usando um foguete que opera a partir de propulsão termonuclear, no caso será gerado um calor e partir de uma fusão ou fissão nuclear, e essa energia gerada será usada para aquecer o combustível líquido, para estar aumento mais a eficiência do sistema. Este projeto foi batizado de DRACO (Demonstration Rocket for Agile Cislunar Operations).
Usar esta tecnologia já foi uma opção na década de 1970, mas os Estados Unidos deixaram de lado por conta do orçamento. Como atualmente as matérias estão mais em conta, torna esse novo formato de queima ser mais viável.
DRACO tem como sua primeira meta, é até 2025 já estar lançando módulos para a órbita terrestre. Mas o objetivo mais atrevido, é poder estar construindo naves que pode estar levando pessoas para missões em marte.