Nesta sexta-feira (25), o grupo de hackers Anonymous, declarou contra a Rússia uma ‘guerra cibernética’. Esta ameaça havia sido divulgada em sua conta oficial no Twitter, com uma curta mensagem. A iniciativa deu início após ser autorizado pelo próprio governo russo a invasão da Ucrânia, que ocorreu na última quinta-feira.
O grupo de hackers anunciou: ”Queremos que o povo russo entenda que sabemos ser difíceis para eles falarem contra seu ditador, por medo de represálias. Nós, como um coletivo, queremos apenas paz no mundo. Desejamos um futuro para toda a humanidade. Logo, queremos que entendam que isso é inteiramente direcionado às ações do governo russo e de Putin”.
The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous #Ukraine
— Anonymous (@YourAnonOne) February 24, 2022
A RT News, rede de televisão estatal da Rússia, voltou ao Twitter para poder reivindicar a responsabilidade do ataque hacker uma hora depois. Com uma resposta para a RIA Novosti, agência de notícias russa, foi confirmado o ataque. Foi afirmado pelo grupo, que diversos sites utilizados pelo governo russo, passaram por instabilidades na última noite.
De acordo com o Anonymous, foi revelado que nos próximos dias pode ocorrer um ”bombardeio massivo” em Kiev, capital da Ucrânia, pela Rússia.