A Secretaria do Tesouro Nacional teve sua rede interna atacada por um ransomware, tipo de malware que restringe o acesso à algum sistema infectado com uma espécie de bloqueio, na noite da última sexta-feira (13). O Ministério da Economia revelou o ataque em uma nota divulgada recentemente, e também disse que medidas de proteção foram aplicadas e que danos não foram sofridos felizmente.
Na nota divulgada também é possível saber que a Polícia Federal está investigando o caso. O comunicado traz poucos detalhes de como o ataque ocorreu e se realmente não houveram danos. “Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”, resumiu o órgão.
Infelizmente esta não é a primeira vez que um sistema governamental brasileiro ou empresa nacional sofrem invasões hackers em suas redes.
No ano passado no mês de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve seus sistemas danificados após uma infecção via RansomExx. Já em abril hackers fizeram o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) fora do ar após um ataque do grupo REvil, que cobrou US$ 5 milhões para descriptografar os arquivos e não vazar dados do sistema.
Fonte: Agência Brasil