Nesta quinta-feira (8) a startup Australiana EOS Space Systems finalizou a construção de um super laser que irá destruir lixo espacial em volta da terra. A informação veio do site 9News, se o que eles pretendem fazer funcionar, a rota de satélites estará mais segura facilitando também missões fora do planeta terra.
A estrutura composta por dois lasers, teve 7 anos para ser finalizada e agora ser operada. Localizado no Observatório do Monte Stromlo (Camberra, Austrália), os lasers podem atingir alvos que se movimentam até 29.000 km/h.
Funcionamento:
Como dito a operação conta com dois lasers, o primeiro é vermelho como o acima, este laser vermelho seria para auxiliar ao próximo laser que lançaria outro laser que empurraria o objeto para fora da órbita terrestre.
“É um tipo único de laser que acabamos de desenvolver na escala e potência corretas para que possamos mapear a atmosfera e, em seguida, usar os mapas que são feitos centenas de vezes por segundo para corrigir os feixes de laser no solo para que se propaguem em espaço perfeitamente”.