Depois do Anonymous declarar guerra contra a Rússia, a Ucrânia que vem sofrendo ataques do país, vem pedindo em fóruns, a ajuda de hackers para proteger a infraestrutura cibernética do país contra os russos. Além de pedirem profissionais para espionagens contra os comandos de Putin.
A Reuters foi quem divulgou a informação nesta sexta (25). A empresa afirma ter recebido a informação de envolvidos do grupo de divulgação. De acordo com eles, o pedido partiu do Ministério da Defesa ucraniano, que não confirmou o pedido.
Yegor Aushev (cofundador de uma empresa de segurança cibernética na capital ucraniana Kiev) disse o seguinte: “Temos um exército dentro de nosso país, precisamos saber o que eles (russos) estão fazendo”.
Ataques Cibernéticos
A Ucrânia e Rússia não vem só levando a guerra na linha de frente. Seja no mar, no ar ou em terra firme, mas também com ataques cibernéticos. Como por exemplo, nesta última quarta-feira (23), os sites do Ministério da Defesa, do Ministério de Relações Exteriores, do Serviço de Segurança e do gabinete de ministros ucranianos, foram derrubados.
A Rússia nega ter feito as ações, porém, foi a responsável pelo ato. Ainda nesta última quarta, um software foi descoberto circulando na Ucrânia entre centenas de pesquisadores do país.