A maior multa de todos os tempos foi aplicada ao aplicativo de mensagens WhatsApp pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC na sigla em inglês). A empresa teve de pagar um valor total de 225 milhões euros (cerca de R$ 1,4 bilhão) e a penalidade foi aplicada após a Comissão concluir uma investigação sobre a transparência do aplicativo de mensagens em relação ao compartilhamento de dados pessoais de seus usuários.
A DPC é a principal “guardiã” do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), e além de aplicar a maior multa da história também determinou que a empresa se adequasse às normas propostas.
“Isso inclui informações fornecidas aos titulares dos dados sobre o processamento de informações entre o WhatsApp e outras empresas do Facebook”, afirmou a agência reguladora. O aplicativo publicou um release dizendo que a multa é totalmente desproporcional e que as questões discutidas na investigação se referiam às políticas em vigor em 2018.
O aplicativo de mensagens publicou que irá recorrer a decisão, já que por enquanto tudo está em analise e em aberto, mais fique ligado ao nosso site que traremos faturamento o resultado deste processo.