Uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, a Xiaomi, está bloqueando aparelhos de sua marca que forem exportados para países como Cuba, Irã, Síria, Coreia do Norte, Sudão e Crimeia. Segunda a empresa, esta medida apenas cumpre a política de exportação onde a mesma proíbe a venda dos produtos nesses territórios.
Há algum tempo atrás, alguns usuários destas mesmas regiões vem relatando problemas a fóruns de tecnologias e no Reddit.
Outra coisa a se destacar que deixa os bloqueios ainda mais curiosos, é que o bloqueio ao aparelho só chega a usuários que instalaram ROMs personalizados nos smartphones da Xiaomi.
De acordo com relatos de usuários, os mesmos perdem o acesso aos aparelhos depois de alguns dias de uso, recebendo está mensagem em seguida: “A política da Xiaomi não permite a venda ou o fornecimento do produto no território onde você ativou”.
Termos e condições da Xiaomi
Leia um trecho dizendo a respeito da exportação para estes países. “O comprador não exportará nenhum produto adquirido do vendedor para qualquer país, território ou qualquer lugar se as leis de controle de exportação o proibirem. Os países proibidos incluem Cuba, Irã, Síria, Coreia do Norte, Sudão e Crimeia”.