O YouTube está prestes a acabar com a publicidade de vídeos de alguns criadores de conteúdo que crianças provavelmente , de acordo com um novo relatório da Bloomberg. O movimento deverá ser utilizado vpara amenizar os reguladores da Comissão Federal de Comércio, que examinaram se o YouTube violou a Lei de Proteção à Privacidade Online de Crianças (COPPA, na sigla em inglês) por meio da coleta de dados e da falta de proteção de jovens usuários na plataforma.
Um estudo da Pew Research descobriu que vídeos com crianças menores de 13 anos recebem, em média, tem três vezes mais visualizações do que outros vídeos.
Em julho, foi relatado que a FTC chegou a um acordo com o Google sobre o assunto, mas os termos exatos do acordo e multa permanecem não revelados enquanto o Departamento de Justiça as examina.
O YouTube tomou medidas durante o ano passado, como desativar comentários sobre videoclipes estreiando crianças e limitando recomendações em vídeos que se consideram muito arriscados para crianças assistirem”, mas grupos de consumidores reclamaram à FTC que a empresa ainda não está fazendo o suficiente. O YouTube vem divulgando conteúdo familiar com mais frequência nos vídeos em alta, a empresa foi incentivada a mover todos os vídeos voltados para crianças do YouTube para o site e aplicativo separados do YouTube Kids. Mas a empresa (e os criadores) disseram que esta é uma medida muito drástica pois poderia reverberar em toda a comunidade da plataforma. Fonte: The Verge