Nesta quarta-feira (19), foi divulgado pela China as primeiras imagens que foram enviadas pelo rover Zhurong que está em Marte. As fotos que foram postadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA), mostra os painéis solares do robô e também a superfície do planeta.
É possível ver vídeos do rover entrando na atmosfera de Marte, através do site oficial da CNSA. O robô tem cinco ”braços” para estar o clima e a natureza. O rover está equipado com uma tecnologia a laser, que será usado para estar estudando melhor as rochas, e também um radar que será usado para detectar gelo subterrâneo.
A China se tornou o segundo país a mandar um robô para Marte, com o pouso bem-sucedido da Zhurong. A expectativa da China é permanecer no hemisfério norte do planeta em Utopia Planitia, por pelo menos três meses. Tudo indica que na profundidade da região que contem 3.000 km de diâmetro haja grandes reservas de gelo.
Em 2022 será enviado para Marte o rover Rosalind Franklin pela Europa, em parceria com a Rússia. Se tudo ocorrer como planejado, será o primeiro lançamento do continente europeu com sucesso.